MST mais perto de chegar ao Barreiro
Extensões em estudo
Jornal do Barreiro 15-07-2009
Foi aprovada, pelo Conselho de Ministros, a 9 de Julho, uma Resolução que procede à terceira alteração da Resolução do Conselho de Ministros n.º 66/2002, de 3 de Abril, e prorroga a actividade da equipa de missão, designada por Gabinete do Metro Sul do Tejo (MST), até à conclusão dos estudos das 2.ª e 3.ª fases para a implementação da rede de metropolitano ligeiro da margem Sul do Tejo, até ao limite máximo de três anos. A medida autoriza assim este gabinete de trabalho a avançar com os estudos para a extensão do MST até ao Seixal e ao Barreiro, com o ano 2032 como prazo limite.
Segundo comunicado do Conselho de Ministros, “este alargamento verifica-se face à necessidade de desenvolvimento das fases seguintes do metropolitano ligeiro da margem sul, uma vez que a equipa de missão apenas estava mandatada para o desenvolvimento da 1.ª fase do projecto, que já entrou em exploração”. Refira-se que esta fase ficou concluída em Novembro de 2008, com três anos de atraso.
De realçar que a equipa responsável pela revisão do Plano de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa já defendeu o reforço da rede MST e a sua expansão à Costa da Caparica e Quinta do Conde. Segundo os técnicos da comissão consultiva, que acompanha a revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROTAML), apesar de ser prioritário o cumprimento das fases contratuais previstas, são propostas para avaliação extensões do MST a dois níveis.
Num primeiro nível, o alargamento da rede abrange a ligação da actual linha Corroios/Universidade à Costa da Caparica e Trafaria, a ligação Fogueteiro/Pinhal dos Frades/Quinta do Conde/Penalva, para colmatar as dificuldades de mobilidade detectadas neste território. Numa segunda fase, a versão preliminar sugere a avaliação da ligação Penalva/Santo António da Charneca/Vale da Amoreira/Lavradio, que "articula o eixo com a terceira fase do MST e com a nova estação do Barreiro", e da ligação Corroios/Vale de Milhaços/Charneca de Caparica, cujo objectivo é "servir uma área densamente urbanizada".
Refira-se que o projecto do MST foi ganho em concurso público pelo Grupo Barraqueiro, que vai explorar a linha por 27 anos.
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