Depois de ter garantido a aprovação de um conjunto de candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para as freguesias do Castelo e de Santiago, a Câmara Municipal preparou uma nova candidatura, ao abrigo do programa comunitário Parcerias para a Regeneração Urbana, para a Quinta do Conde, que engloba um conjunto de equipamentos fundamentais para a freguesia e para o concelho.
A proposta, designada como Programa Integrado de Valorização da Quinta do Conde, tem um valor de oito milhões e 150 mil euros e pode ser comparticipada até cinquenta por cento por fundos comunitários.
Tendo em conta que Sesimbra viu recentemente várias candidaturas aprovadas, fruto, em grande parte, do trabalho dos serviços e da consistência dos projectos apresentados, espera-se que este novo documento alcance o mesmo resultado. A aprovação, mesmo que parcial, das propostas seria uma grande notícia para o concelho e sobretudo para a freguesia da Quinta do Conde.
Biblioteca Municipal
Os projectos para criação de uma biblioteca municipal e de um auditório cultural ascendem a mais de quatro milhões de euros e são uma aposta essencial para a freguesia mais populosa e mais jovem do concelho. A biblioteca, orçada em cerca de dois milhões 267 mil euros, será instalada no Conde 1, num edifício com três pisos: na cave ficarão os serviços internos, no piso térreo a secção de adultos, zona de periódicos, cafetaria e sala polivalente e no piso superior a secção infantil, área de expressão, área de animação e serviço de atendimento.
O auditório cultural surge num contexto de criação de hábitos culturais, atracção de novos públicos e estímulo ao desenvolvimento artístico. O projecto resulta de uma parceria com o Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2 e prevê uma sala com 400 lugares. O equipamento tem um custo aproximado de dois milhões de euros e contempla também novas instalações para a colectividade.
Complexo Desportivo
A criação de um complexo desportivo municipal, de um espaço de desportos radicais, de um pavilhão multiusos e de uma rede de ciclovias e a requalificação do polidesportivo do Pinheiro são as obras previstas no campo desportivo. Estes cinco projectos implicam um investimento de mais de dois milhões e 500 mil euros.
O complexo desportivo, a localizar no Conde 1, junto à igreja, inclui a construção de um campo de futebol com relva artificial, instalações de apoio, bancada e estacionamento para 80 viaturas. Além disso, terá uma pista de atletismo com piso sintético, seis corredores e equipamentos para a prática de todas as disciplinas da modalidade.
Por sua vez, o projecto de construção do pavilhão desportivo multiusos, com investimento aproximado de um milhão de euros, irá possibilitar a prática de futebol, voleibol, andebol ou basquetebol. O complexo ficará preparado para receber actividades desportivas, recreativas, económicas e culturais, organizadas em parceria com associações da freguesia.
A utilização da bicicleta como meio de transporte e de lazer foi também prevista. Graças às suas características geográficas, com um terreno praticamente plano, a Quinta do Conde tem condições ideais para a criação de uma rede de ciclovias. Numa primeira fase, a implementação do projecto Quinta do Conde Vila Ciclável inclui a construção de uma ciclovia de 1400 metros e de seis quilómetros de vias cicláveis, um projecto orçado em 80 mil euros.
Os desportos radicais apreciados sobretudo pelos mais novos não ficaram esquecidos. Assim, a oferta disponibilizada actualmente pelo Parque da Vila vai ser reforçada com a construção de um Espaço de Desportos Radicais. O recinto permitirá a prática de skate e patins, escalada, BMX, Bi-cross e deslize de trotinetes e carros de rolamentos. O local terá ainda um espaço verde complementado com bancos, bebedouro, iluminação artificial e quiosque.
No Conde 1, a requalificação do Polidesportivo do Pinheiro foi também contemplada. Neste caso propõe-se a troca do pavimento existente por um novo piso, mais mole e resistente e menos abrasivo, e a substituição da vedação por uma mais alta, mais sólida e duradoura. Serão também pintadas novas marcações em todos os campos.
Parque dos Pinheiros
A criação dos parques dos Pinheiros e dos Eucaliptos permitirá alargar a oferta de espaços de recreio e lazer. No Parque dos Pinheiros, a intervenção prevê a colocação de mobiliário, circuito de manutenção, uma rede de caminhos, ciclovia e plantação de novas manchas de pinheiro manso e arbustos de pinhal.
O futuro Parque dos Eucaliptos, junto à Avenida dos Aliados e à Avenida Principal, vai manter as características originais de eucaliptal, ao longo do qual serão construídos corredores pedonais. O projecto prevê ainda uma área destinada à prática de jogos populares. No conjunto os dois parques totalizam um investimento de quase 200 mil euros.
Largo do Antigo Mercado
No âmbito da candidatura, a urbanização da Cova dos Vidros vai ser alvo de uma requalificação, orçada em 133 mil euros. O plano consiste na criação de zonas verdes, instalação de novo mobiliário urbano, que substituirá o existente, e construção de acessos pedonais. O antigo Largo do Mercado também vai ser reconvertido, tornando-se num espaço ideal para a realização de exposições, concertos e animações de rua. Vão também ser definidos novos lugares de estacionamento, com aplicação de um pavimento em calçada de vidraço.
Associativismo
A construção de um Centro de Inovação e Participação Associativa (CIPA), a criação de um Campo Scout, a implementação do programa cultural Dias Barrocos e a instalação da Comunidade de Inserção, valência dependente do Centro Comunitário da Quinta do Conde, no edifício da actual Extensão de Saúde, são outros projectos previstos nesta candidatura.O CIPA, projecto inédito em Portugal, pretende promover o empreendedorismo a nível local e regional, através da criação de um centro para o movimento associativo semelhante a uma incubadora de empresas.
Este espaço vai ser instalado no edifício da Escola Básica n.º 1 da Quinta do Conde, depois da transferência dos alunos para a nova escola de Pinhal do General.
Um dos projectos mais inovadores da candidatura é a criação de um Campo Scout. O espaço, localizado nas actuais instalações do Ateliê de Tempos Livres da Boa Água, vai ser o local de reunião e convívio do Agrupamento 718 do Corpo Nacional de Escutas e do Grupo 232 da Associação de Escoteiros de Portugal.
A criação de um espaço único para estas duas associações é inédita em Portugal Continental, existindo apenas um exemplo semelhante nos Açores
e um skate park não?
ResponderEliminar