Número total de visualizações de páginas

sábado, 4 de julho de 2009



Depois de ter garantido a aprovação de um conjunto de candidaturas ao Quadro de Referência Estraté­gico Nacional (QREN) para as fregue­sias do Castelo e de Santiago, a Câmara Municipal preparou uma nova candidatura, ao abrigo do programa comunitário Parcerias para a Regeneração Urbana, para a Quinta do Conde, que engloba um conjunto de equipamentos fundamentais para a freguesia e para o concelho.



A proposta, designada como Programa Integrado de Valorização da Quinta do Conde, tem um valor de oito milhões e 150 mil euros e pode ser comparticipada até cinquenta por cento por fundos comunitários.
Tendo em conta que Sesimbra viu recentemente várias candidaturas aprovadas, fruto, em grande parte, do trabalho dos serviços e da consistência dos projectos apresentados, espera-se que este novo documento alcance o mesmo resultado. A aprovação, mesmo que parcial, das propostas seria uma grande notícia para o concelho e sobretudo para a freguesia da Quinta do Conde.
Biblioteca Municipal
Os projectos para criação de uma biblioteca municipal e de um auditório cultural ascendem a mais de quatro milhões de euros e são uma aposta essencial para a freguesia mais populosa e mais jovem do concelho. A biblio­teca, orçada em cerca de dois milhões 267 mil euros, será instalada no Conde 1, num edifício com três pisos: na cave ficarão os serviços internos, no piso térreo a secção de adultos, zona de perió­dicos, cafetaria e sala polivalente e no piso superior a secção infantil, área de expressão, área de animação e serviço de atendimento.
O auditório cultural surge num contexto de criação de hábitos cul­turais, atracção de novos públicos e estímulo ao desenvolvimento artístico. O projecto resulta de uma parceria com o Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2 e prevê uma sala com 400 lugares. O equipamento tem um custo aproximado de dois milhões de euros e contempla também no­vas instalações para a colectividade.
Complexo Desportivo
A criação de um complexo desportivo municipal, de um espaço de desportos radicais, de um pavilhão multiusos e de uma rede de ciclovias e a requalificação do polidesportivo do Pinheiro são as obras previstas no campo desportivo. Estes cinco projectos implicam um investimento de mais de dois milhões e 500 mil euros.
O complexo desportivo, a localizar no Conde 1, junto à igreja, inclui a construção de um campo de futebol com relva artificial, instalações de apoio, bancada e estacionamento para 80 viaturas. Além disso, terá uma pista de atletismo com piso sintético, seis corredores e equipamentos para a prática de todas as disciplinas da modalidade.
Por sua vez, o projecto de construção do pavilhão desportivo multiusos, com investimento aproximado de um milhão de euros, irá possibilitar a prática de futebol, voleibol, andebol ou basquetebol. O complexo ficará preparado para receber actividades desportivas, recreativas, económicas e culturais, organizadas em parceria com associações da freguesia.
A utilização da bicicleta como meio de transporte e de lazer foi também prevista. Graças às suas características geográfi­cas, com um terreno praticamente plano, a Quinta do Conde tem condições ideais para a criação de uma rede de ciclovias. Numa primeira fase, a implementação do projecto Quinta do Conde Vila Ciclável inclui a construção de uma ciclovia de 1400 metros e de seis quilómetros de vias cicláveis, um projecto orçado em 80 mil euros.
Os desportos radicais apreciados sobretudo pelos mais novos não ficaram esquecidos. Assim, a oferta disponibilizada actualmente pelo Parque da Vila vai ser reforçada com a construção de um Espaço de Desportos Radicais. O recinto permitirá a prática de skate e patins, escalada, BMX, Bi-cross e deslize de trotinetes e carros de rolamentos. O local terá ainda um espaço verde complementado com bancos, bebedouro, iluminação artificial e quiosque.
No Conde 1, a requalificação do Polidesportivo do Pinheiro foi também contemplada. Neste caso propõe-se a troca do pavimento existente por um novo piso, mais mole e resistente e menos abrasivo, e a substituição da vedação por uma mais alta, mais sólida e duradoura. Serão também pintadas novas marcações em todos os campos.
Parque dos Pinheiros
A criação dos parques dos Pinheiros e dos Eucaliptos permitirá alargar a oferta de espaços de recreio e lazer. No Parque dos Pinheiros, a intervenção prevê a colocação de mobiliário, circuito de manutenção, uma rede de caminhos, ciclovia e plantação de novas manchas de pinheiro manso e arbustos de pinhal.
O futuro Parque dos Eucaliptos, junto à Avenida dos Aliados e à Avenida Principal, vai manter as características originais de eucaliptal, ao longo do qual serão construídos corredores pedonais. O projecto prevê ainda uma área destinada à prática de jogos populares. No conjunto os dois parques totalizam um investimento de quase 200 mil euros.
Largo do Antigo Mercado
No âmbito da candidatura, a urbanização da Cova dos Vidros vai ser alvo de uma requalificação, orçada em 133 mil euros. O plano consiste na criação de zonas verdes, instalação de novo mobiliário urbano, que substituirá o existente, e construção de acessos pedonais. O antigo Largo do Mercado também vai ser reconvertido, tornando-se num espaço ideal para a realização de exposições, concertos e animações de rua. Vão também ser definidos novos lugares de estaciona­mento, com aplicação de um pavimento em calçada de vidraço.
Associativismo
A construção de um Centro de Inovação e Participação Associativa (CIPA), a criação de um Campo Scout, a implementação do programa cultural Dias Barrocos e a instalação da Comunidade de Inserção, valência dependente do Centro Comunitário da Quinta do Conde, no edifício da actual Exten­são de Saúde, são outros projectos previstos nesta candidatura.O CIPA, projecto inédito em Portugal, pretende promover o empreendedorismo a nível local e regional, através da criação de um centro para o movimento associativo semelhante a uma incubadora de empresas.
Este espaço vai ser instalado no edifício da Escola Básica n.º 1 da Quinta do Conde, depois da transferência dos alunos para a nova escola de Pinhal do General.
Um dos projectos mais inovadores da candidatura é a criação de um Campo Scout. O espaço, localizado nas actuais instalações do Ateliê de Tempos Livres da Boa Água, vai ser o local de reunião e convívio do Agrupamento 718 do Corpo Nacional de Escutas e do Grupo 232 da Associação de Escoteiros de Portugal.
A criação de um espaço único para estas duas associações é inédita em Portugal Continental, existindo apenas um exemplo semelhante nos Açores

1 comentário: