Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 23 de julho de 2009

terça-feira, 21 de julho de 2009

Apresentação dos Candidatos da lista da CDU -SESIMBRA








No proximo domingo serão apresentados os candidatos da lista da CDU aos orgãos autárquicos do concelho de Sesimbra. Pelas 18h00 no parque da vila da Quinta do Conde, com animação de Carla Carapeto e hip-hop MG BOOS.


Está convidado a assistir. Venha conheçe-los.


Freguesia da Quinta do Conde


A freguesia da Quinta do Conde tem 14,22 quilómetros quadrados e 16389 habitantes (Censos 2001), dos quais 25 por cento com menos de 30 anos. Situada na zona nordeste do concelho, precisamente no centro da Península de Setúbal, surgiu no início da decada de setenta, a partir do parcelamento clandestino de uma propriedade rústica e consequente venda de lotes onde os novos proprietários foram construindo moradias. Uma génese ilegal, resultado da enorme crise habitacional que o país enfrentou nessa altura.Em 1985, foi elevada a freguesia e dez anos depois passou a vila. Além da sede, comporta os núcleos urbanos de Casal do Sapo, Fontaínhas e Courelas da Brava. Segundo o XIV Recenseamento Geral da População, a Quinta do Conde foi a freguesia que registou, em termos relativos, o crescimento demográfico mais acelerado do país. A população passou de 7958 residentes, em 1991, para os actuais 16389.

CARNAVAL DE VERÃO EM SESIMBRA


No dia 25 de Julho, sábado, às 22 horas, os ritmos brasileiros e a boa disposição do Carnaval de Verão estão de volta à Avenida dos Náufragos, na vila de Sesimbra.
O desfile, com fantasias utilizadas no cortejo de Fevereiro deste ano, promete transformar a noite numa grande folia, com muita cor e alegria. GRES Bota no Rêgo, GRES Trepa no Coqueiro, GRES Unidos de Vila Zimbra, GRES Dá que Falar e GRES Saltaricos do Castelo são as escolas de samba que marcarão presença no desfile.À meia-noite tem lugar a Festa Carnaval de Verão na Fortaleza de Santiago. Estes eventos são promovidos pela Câmara Municipal de Sesimbra em parceria com as Escolas de Samba do concelho.

MERCADO MEDIEVAL DE ÓBIDOS



A 1ª actuação do grupo de danças antigas do Centro Comunitário da Quinta do Conde.
Foi no passado dia 19 de julho de 2009 em Óbidos.
A actuação deste grupo correu ás mil maravilhas. Os nossos meninos e meninas portaram-se muito bem.
Quero desde já dar os parabens ao grupo porque foram 5 estrelas.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Metro



MST mais perto de chegar ao Barreiro
Extensões em estudo
Jornal do Barreiro 15-07-2009
Foi aprovada, pelo Conselho de Ministros, a 9 de Julho, uma Resolução que procede à terceira alteração da Resolução do Conselho de Ministros n.º 66/2002, de 3 de Abril, e prorroga a actividade da equipa de missão, designada por Gabinete do Metro Sul do Tejo (MST), até à conclusão dos estudos das 2.ª e 3.ª fases para a implementação da rede de metropolitano ligeiro da margem Sul do Tejo, até ao limite máximo de três anos. A medida autoriza assim este gabinete de trabalho a avançar com os estudos para a extensão do MST até ao Seixal e ao Barreiro, com o ano 2032 como prazo limite.
Segundo comunicado do Conselho de Ministros, “este alargamento verifica-se face à necessidade de desenvolvimento das fases seguintes do metropolitano ligeiro da margem sul, uma vez que a equipa de missão apenas estava mandatada para o desenvolvimento da 1.ª fase do projecto, que já entrou em exploração”. Refira-se que esta fase ficou concluída em Novembro de 2008, com três anos de atraso.
De realçar que a equipa responsável pela revisão do Plano de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa já defendeu o reforço da rede MST e a sua expansão à Costa da Caparica e Quinta do Conde. Segundo os técnicos da comissão consultiva, que acompanha a revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROTAML), apesar de ser prioritário o cumprimento das fases contratuais previstas, são propostas para avaliação extensões do MST a dois níveis.
Num primeiro nível, o alargamento da rede abrange a ligação da actual linha Corroios/Universidade à Costa da Caparica e Trafaria, a ligação Fogueteiro/Pinhal dos Frades/Quinta do Conde/Penalva, para colmatar as dificuldades de mobilidade detectadas neste território. Numa segunda fase, a versão preliminar sugere a avaliação da ligação Penalva/Santo António da Charneca/Vale da Amoreira/Lavradio, que "articula o eixo com a terceira fase do MST e com a nova estação do Barreiro", e da ligação Corroios/Vale de Milhaços/Charneca de Caparica, cujo objectivo é "servir uma área densamente urbanizada".
Refira-se que o projecto do MST foi ganho em concurso público pelo Grupo Barraqueiro, que vai explorar a linha por 27 anos.

Começou a construção do Centro de Saúde da Quinta do Conde

“A luta dos quintacondenses valeu a pena”
Já começaram os trabalhos de limpeza de terreno e abate de pinheiros na Quinta do Conde para o início das obras do futuro centro de saúde local. Depois de três acções de protesto, e muitas reivindicações manifestadas, a comissão de utentes de saúde da Quinta do Conde sente que “conseguiu”.
Texto: Eloísa Silva [eloisasilvasfm@gmail.com]A luta dos habitantes da freguesia, e do concelho, “acabou por conseguir resultados”. Os quatro aspectos reivindicativos acabaram por ter evolução nos últimos dias sendo que os mais importantes se centravam na construção do centro e no reforço do quadro clínico. Vitor Antunes assegura que “a construção já arrancou e temos também a garantia do aumento do número de médicos para cinco”. Apesar da extensão de saúde registar mais de 20 mil utentes inscritos os esforços são considerados “positivos”. De acordo com as últimas informações, por parte do Ministério da Saúde, está também em vista a criação de uma Unidade de Saúde Familiar na freguesia, o que irá permitir abranger cerca de nove mil utentes mas deixar sem resposta, ainda, 10 mil pessoas. O presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, reportando-se ao exemplo da USF de Castelo, acredita que “criar na Quinta do Conde uma unidade com estas características será uma mais valia mas, para resolver o problema, era preciso triplicar os recursos humanos. Haja vontade política e capacidade financeira”. Augusto Pólvora vê com agrado os avanços do Ministério da Saúde perante um processo que “já está atrasado três anos” e lamenta que, relativamente ao SAP de Sesimbra, continue sem haver qualquer deliberação. “Continuamos a aguardar a resposta formal à reclamação que fizemos no âmbito da discussão pública das redes de urgência e a única coisa que temos certa é que o Serviço de Atendimento Permanente não vai fechar e que ainda não está definido o modelo que melhor servirá Sesimbra”. Mais acrescenta o autarca que “com uma população de 50 mil habitantes, uma população flutuante de mais 100 ou 150 mil e uma população turistica importante as actuais condições são manifestamente insuficientes para dar resposta às necessidades (…) Justifica-se, claramente, a instalação de um serviço de urgência básico, estamos disponíveis para ceder um terreno para esse fim e achamos que esse serviço deve ficar na zona de Santana ou Cotovia para poder servir melhor a população do concelho. É por isso que nos vamos continuar a debater”, concluiu.A comissão de utentes de saúde da freguesia da Quinta do Conde diz-se “um parceiro responsável” e, por isso, Vitor Antunes garante que “perante as concertações achamos por bem, a médio prazo, não fazer nada além de esgrimir argumentos nas instâncias próprias. Vamos estar atentos mas também vamos ser optimistas e acreditar!

Jornal Regional

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mulher escapa a carjacking

13 Julho 2009
Sesimbra: Em plena luz do dia numa zona comercial da Quinta do Conde
Mulher escapa a carjacking
Foi na mais concorrida zona comercial da Quinta do Conde, em Sesimbra, que uma mulher conseguiu escapar a uma tentativa de carjacking, quando seguia na sua viatura com duas crianças. Pouco depois, o suspeito foi detido pela GNR, ainda nas imediações do local, na posse de oito gramas de cocaína.
Tudo aconteceu anteontem, pelas 20h45, na avenida Norton de Matos, onde estão instaladas três grandes superfícies comerciais, quando um jovem de 23 anos – que segundo o CM apurou é estrangeiro – abordou a mulher na sua viatura.
Esta estava acompanhada de duas crianças e perante as ameaças do suspeito teve o sangue-frio de trancar as portas e fechar os vidros. O ladrão ainda tentou partir os vidros, mas a vítima arrancou a alta velocidade em direcção ao posto da GNR da Quinta do Conde, a menos de um quilómetro de distância.
Perante a rapidez do pedido de auxílio, o suspeito foi detido pouco depois ainda no local do crime.

domingo, 12 de julho de 2009

Danças Antigas





Para quem gosta de danças antigas e quem quiser inscrever-se para entrar neste grupo de dança , inscreva-se na Centro comunitário da Quinta do conde.

Estão a decorrer os ensaios e no proximo domingo dia 19 de junho, o grupo do Centro vai fazer a 1ª actuação no festival de Óbidos.

Aqui estão as meninas com os seus lindos vestidos.

Tb vou deixar aqui a ficha de inscrição no caso de alguém querer.

sábado, 4 de julho de 2009



Depois de ter garantido a aprovação de um conjunto de candidaturas ao Quadro de Referência Estraté­gico Nacional (QREN) para as fregue­sias do Castelo e de Santiago, a Câmara Municipal preparou uma nova candidatura, ao abrigo do programa comunitário Parcerias para a Regeneração Urbana, para a Quinta do Conde, que engloba um conjunto de equipamentos fundamentais para a freguesia e para o concelho.



A proposta, designada como Programa Integrado de Valorização da Quinta do Conde, tem um valor de oito milhões e 150 mil euros e pode ser comparticipada até cinquenta por cento por fundos comunitários.
Tendo em conta que Sesimbra viu recentemente várias candidaturas aprovadas, fruto, em grande parte, do trabalho dos serviços e da consistência dos projectos apresentados, espera-se que este novo documento alcance o mesmo resultado. A aprovação, mesmo que parcial, das propostas seria uma grande notícia para o concelho e sobretudo para a freguesia da Quinta do Conde.
Biblioteca Municipal
Os projectos para criação de uma biblioteca municipal e de um auditório cultural ascendem a mais de quatro milhões de euros e são uma aposta essencial para a freguesia mais populosa e mais jovem do concelho. A biblio­teca, orçada em cerca de dois milhões 267 mil euros, será instalada no Conde 1, num edifício com três pisos: na cave ficarão os serviços internos, no piso térreo a secção de adultos, zona de perió­dicos, cafetaria e sala polivalente e no piso superior a secção infantil, área de expressão, área de animação e serviço de atendimento.
O auditório cultural surge num contexto de criação de hábitos cul­turais, atracção de novos públicos e estímulo ao desenvolvimento artístico. O projecto resulta de uma parceria com o Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2 e prevê uma sala com 400 lugares. O equipamento tem um custo aproximado de dois milhões de euros e contempla também no­vas instalações para a colectividade.
Complexo Desportivo
A criação de um complexo desportivo municipal, de um espaço de desportos radicais, de um pavilhão multiusos e de uma rede de ciclovias e a requalificação do polidesportivo do Pinheiro são as obras previstas no campo desportivo. Estes cinco projectos implicam um investimento de mais de dois milhões e 500 mil euros.
O complexo desportivo, a localizar no Conde 1, junto à igreja, inclui a construção de um campo de futebol com relva artificial, instalações de apoio, bancada e estacionamento para 80 viaturas. Além disso, terá uma pista de atletismo com piso sintético, seis corredores e equipamentos para a prática de todas as disciplinas da modalidade.
Por sua vez, o projecto de construção do pavilhão desportivo multiusos, com investimento aproximado de um milhão de euros, irá possibilitar a prática de futebol, voleibol, andebol ou basquetebol. O complexo ficará preparado para receber actividades desportivas, recreativas, económicas e culturais, organizadas em parceria com associações da freguesia.
A utilização da bicicleta como meio de transporte e de lazer foi também prevista. Graças às suas características geográfi­cas, com um terreno praticamente plano, a Quinta do Conde tem condições ideais para a criação de uma rede de ciclovias. Numa primeira fase, a implementação do projecto Quinta do Conde Vila Ciclável inclui a construção de uma ciclovia de 1400 metros e de seis quilómetros de vias cicláveis, um projecto orçado em 80 mil euros.
Os desportos radicais apreciados sobretudo pelos mais novos não ficaram esquecidos. Assim, a oferta disponibilizada actualmente pelo Parque da Vila vai ser reforçada com a construção de um Espaço de Desportos Radicais. O recinto permitirá a prática de skate e patins, escalada, BMX, Bi-cross e deslize de trotinetes e carros de rolamentos. O local terá ainda um espaço verde complementado com bancos, bebedouro, iluminação artificial e quiosque.
No Conde 1, a requalificação do Polidesportivo do Pinheiro foi também contemplada. Neste caso propõe-se a troca do pavimento existente por um novo piso, mais mole e resistente e menos abrasivo, e a substituição da vedação por uma mais alta, mais sólida e duradoura. Serão também pintadas novas marcações em todos os campos.
Parque dos Pinheiros
A criação dos parques dos Pinheiros e dos Eucaliptos permitirá alargar a oferta de espaços de recreio e lazer. No Parque dos Pinheiros, a intervenção prevê a colocação de mobiliário, circuito de manutenção, uma rede de caminhos, ciclovia e plantação de novas manchas de pinheiro manso e arbustos de pinhal.
O futuro Parque dos Eucaliptos, junto à Avenida dos Aliados e à Avenida Principal, vai manter as características originais de eucaliptal, ao longo do qual serão construídos corredores pedonais. O projecto prevê ainda uma área destinada à prática de jogos populares. No conjunto os dois parques totalizam um investimento de quase 200 mil euros.
Largo do Antigo Mercado
No âmbito da candidatura, a urbanização da Cova dos Vidros vai ser alvo de uma requalificação, orçada em 133 mil euros. O plano consiste na criação de zonas verdes, instalação de novo mobiliário urbano, que substituirá o existente, e construção de acessos pedonais. O antigo Largo do Mercado também vai ser reconvertido, tornando-se num espaço ideal para a realização de exposições, concertos e animações de rua. Vão também ser definidos novos lugares de estaciona­mento, com aplicação de um pavimento em calçada de vidraço.
Associativismo
A construção de um Centro de Inovação e Participação Associativa (CIPA), a criação de um Campo Scout, a implementação do programa cultural Dias Barrocos e a instalação da Comunidade de Inserção, valência dependente do Centro Comunitário da Quinta do Conde, no edifício da actual Exten­são de Saúde, são outros projectos previstos nesta candidatura.O CIPA, projecto inédito em Portugal, pretende promover o empreendedorismo a nível local e regional, através da criação de um centro para o movimento associativo semelhante a uma incubadora de empresas.
Este espaço vai ser instalado no edifício da Escola Básica n.º 1 da Quinta do Conde, depois da transferência dos alunos para a nova escola de Pinhal do General.
Um dos projectos mais inovadores da candidatura é a criação de um Campo Scout. O espaço, localizado nas actuais instalações do Ateliê de Tempos Livres da Boa Água, vai ser o local de reunião e convívio do Agrupamento 718 do Corpo Nacional de Escutas e do Grupo 232 da Associação de Escoteiros de Portugal.
A criação de um espaço único para estas duas associações é inédita em Portugal Continental, existindo apenas um exemplo semelhante nos Açores

quinta-feira, 2 de julho de 2009

BOA NOITE




Você vê uma borboleta e a toma em suas mãos...Você vê sua beleza e a coloca em seu coração...Desejando mantê-la consigo,você fecha as mãos em torno dela,com receio de que voe e se vá...Com grande alegria você pensa:"AGORA POSSO TÊ-LA PARA SEMPRE..."Logo a alegria se vai,pois a beleza da borboleta já não é mais a mesma...Parte de sua beleza era a sua liberdade...A borboleta sente-se traída,alguma coisa cruel afastou-a de sua liberdade...Em pânico, ela se debate para libertar-se,apenas fazendo você apertá-la mais forte...Percebendo como a borboleta deve estar se sentindovocê abre suas mãos...Ela voa novamente para longe,agradecida por sentir-se livre outra vez...Você, então, pensaem palavras que há muito havia esquecido:"SE VOCÊ AMA ALGUMA COISA, DEIXE-A LIVRE.SE VOLTAR, É SUA.SE NÃO VOLTAR, NUNCA FOI..."
Autora: Sarah Mengel